10 sinais de açúcar elevado no sangue

Houve um tempo em que se acreditava que a ingestão de açúcar era benéfica para o corpo humano. Em primeiro lugar, porque era a principal fonte de energia. Portanto, dava disposição para as atividades do dia a dia. Além de fornecer suporte aos exercícios físicos e às atividades esportivas.

É, de fato, fonte de energia. Mas não é a única fonte. E nem a mais adequada para o bom funcionamento do organismo. Os tempos mudaram e o conhecimento científico também. 

O consumo exagerado de açúcar na alimentação gerou uma epidemia de diabetes e obesidade no mundo. Vamos compreender por quê, na verdade, devemos evitá-lo.

Açúcar é o mesmo que glicose?

Não completamente. Isso porque uma molécula de açúcar (sacarose) tem na sua composição frutose e glicose.  A glicose é metabolizada pela insulina, um hormônio produzido no pâncreas, que a conduz para dentro das células. Assim produz energia em todas as células.

O problema é o tipo, a quantidade e a frequência de açúcar ingerido.  Por exemplo, todas as frutas já têm a quantidade de açúcar que o organismo precisa para gerar energia de qualidade. Outros vegetais como tubérculos e raízes também. Esse é o melhor tipo de açúcar para entrar na alimentação saudável produtora de energia.

Mas, o que se vê é o consumo exagerado e permanente de açúcar em forma de alimentos processados pela indústria.  Essa não é uma forma boa de energia. Ao contrário, este açúcar refinado é uma substância agressiva ao corpo.  Gera Diabetes com o tempo.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, um adulto deve consumir no máximo 50 g da substância por dia, quer dizer 5% das calorias ingeridas. 

Lembre-se. É melhor que este açúcar seja em forma de vegetais: frutas, verduras e legumes.

10 sinais do excesso de açúcar no sangue

Quando a glicose fica  elevada no sangue por mais tempo, acima de 99 mg/dl em jejum, pode-se ter alguns sintomas. É possível que já seja um estado de pré-diabetes. Precisa cuidar, afim de não evoluir para diabetes. Há 10 sintomas característicos. Fique de olho.

1 – sede excessiva,

2 – vontade exagerada de urinar,

3 – fome excessiva,

4 – fadiga inexplicada,

5 – perda de peso não induzida,

6 – sonolência,

7 – visão embaçada,

8 – enjoo,

9 – dores de cabeça,

10 – formigamento nas mãos e/ou nos pés.

Quando sentir dois ou mais desses sintomas,  precisa procurar seu médico.

Portanto,  evite comer excesso de alimentos industrializados. Opte por uma alimentação à base de frutas, legumes, verduras, cereais, proteína animais e vegetais. Enfim, se você quer se livrar de um diabetes e manter sua glicose no sangue normal, é melhor consumir alimentos naturais.

Outra ação importante para isso,  é adotar uma rotina de exercícios físicos. Assim, você queima energia, evitando armazenar glicose, que é transformada em gordura e poderá causar obesidade e outra série de riscos à saúde.  

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como endocrinologista em Manaus!

Comentários
Dra. Aidalina

Posted by Dra. Aidalina