alimentos

5 alimentos que aumentam o nível de açúcar no sangue

O aumento do nível de açúcar no sangue é um problema para qualquer pessoa. E não só para aquelas que têm diabetes. Ao contrário do que muitos pensam, o açúcar não está presente apenas nas guloseimas e sobremesas, outros alimentos também aumentam o nível de açúcar no sangue.

É comum pensar que só os diabéticos têm esse problema, mas a verdade é que não é exclusivamente assim. Qualquer pessoa pode apresentar esse quadro de anormalidade no sangue sem ao menos perceber. 

O excesso de açúcar no sangue é chamado hiperglicemia. E ocorre quando a taxa de glicose sanguínea em jejum está acima de 100 mg/dL. Se for persistente, pode trazer consequências ruins ao funcionamento dos órgãos. Apesar de geralmente não causar sintomas, o excesso de açúcar pode ocasionar sede, aumento da vontade de urinar, muita fome, perda de peso inexplicada, cansaço, dor de cabeça, enjoo, sonolência, formigamentos nas mãos ou pés e visão embaçada.

Pessoas que apresentam algum desses sintomas com frequência devem ficar atentas à alimentação. Porque alguns alimentos contribuem mais para o aumento da glicose no sangue.

Alimentos que elevam o açúcar no sangue

1# Carboidratos 

Alimentos como arroz, macarrão e batata inglesa, por exemplo, são convertidos em açúcar no sangue em maior quantidade. Sempre que possível, opte pelo arroz integral, que possui menor índice glicêmico.

2# Carnes processadas

Bacon, salsicha, linguiça, mortadela e salame são alimentos produzidos com carnes vermelhas e aditivos que possuem substâncias químicas tóxicas ao organismo. Isso favorece a instalação do diabetes. O consumo habitual de carne processada, especialmente o presunto, leva, ainda, ao aumento da inflamação do corpo. Além disso, aumenta os radicais livres no sangue levando ao estresse oxidativo. Esses fatores nocivos, com o passar do tempo,  predispõem o organismo a desenvolver diabetes e outras doenças.

3# Bebidas alcoólicas

O álcool, assim como o açúcar, não nos torna mais saudáveis. Trata-se de uma substância neurotóxica. Ele é uma fonte muito concentrada de calorias. Comparando com o açúcar, ele tem quase o dobro de calorias, considerando a mesma quantidade em gramas!  Mas não tem valor nutricional nenhum.

E tem mais: o álcool dificulta a tarefa do organismo de controlar a glicose sanguínea. E ainda causa alterações no revestimento intestinal, contribuindo para aumenta sua permeabilidade. Isso provoca inflamação crônica de baixo grau, o que acaba afetando todo o corpo. 

Não importa se você toma vinho tinto, tequila, caipirinha, cerveja sem glúten ou vodca de batata, o problema é o álcool em si.        

4# Comida chinesa

A comida chinesa, especialmente as dos restaurantes de refeições rápidas,  contém muito óleo hidrogenado, bem como açúcar. Preste atenção para não aumentar a sua glicose. 

5# Frutas secas

Para evitar o aumento dos níveis de glicose, frutas secas não são recomendáveis. A razão é o fato de conterem muito açúcar para o peso que apresentam. Um pouco de frutas secas é suficiente para fazer os níveis de açúcar no sangue subirem bem depressa.

Alimentos que baixam o açúcar no sangue 

caminhos bons, acredite! Para contrabalançar, há alimentos que podem conter rapidamente os níveis de glicose na corrente sanguínea. Dentre eles, estão abacate, espinafre, ovo, brócolis, amêndoas, chia e lentilha…

Além disso, uma alimentação rica em fibras é fundamental para quem quer controlar a glicose. Elas agem como uma forma de obstáculo para que o açúcar não seja disponibilizado diretamente no sangue, evitando a elevação de seus níveis.

Outra dica para manter o corpo nutrido e os níveis de glicose normais, é não comer grandes quantidades numa só refeição. Beber mais água ao longo do dia vai reduzir a fome. 

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como endocrinologista em Manaus!

Comentários
Dra. Aidalina

Posted by Dra. Aidalina