detox

Desintoxicação alimentar é benéfica para todo o corpo

Da mesma maneira que nossa casa precisa de uma faxina, nosso corpo também necessita passar por processos que visam a limpeza do organismo com certa regularidade, a fim de melhorar o funcionamento das funções dos órgãos e manter a saúde. Para conseguir isso, um dos métodos mais adotados é a desintoxicação alimentar, ou detox, como é conhecida a técnica que consiste em uma dieta que estimula a eliminação de toxinas. Mas não é a única maneira de fazer detox, seu médico saberá indicar uma forma adequada a você.  

Entretanto, em meio a rotinas alimentares cheias de alimentos industrializados, com excesso de carboidratos simples, conservantes, gordura trans, corantes e muitos outros produtos químicos, a dieta é uma excelente saída para quem quer melhorar o funcionamento do corpo.

Dicas simples para o Detox

Consumir uma alimentação mais natural, de preferência da forma mais crua possível, rica em vegetais; Ingerir mais água ao longo do dia; Bater um limão inteiro no liquidificador (com casca, sementes e sumo) com água, coar e tomar pelo meno 1 vez ao dia; Tomar probióticos ou Kefir para equilibrar a microbiota intestinal. Manter essa rotina básica na vida já é suficiente para estimular a limpeza do organismo e reduzir a produção de radicais livres, moléculas altamente agressivas às nossas células, que promovem o envelhecimento precoce.

De acordo com o Ministério da Saúde, os grandes benefícios obtidos pela dieta detox fundamentam-se na presença de alimentos in natura, como frutas e hortaliças, e aqueles minimamente processados como os grãos. Aliado a tudo isso, os ingredientes utilizados possuem baixo valor calórico, auxiliando no controle do peso e na manutenção da saúde. 

 

Veja os benefícios do Detox ao corpo

1. O organismo absorve mais nutrientes

O uso de verduras, frutas, legumes e brotos possibilita que o organismo absorva maior quantidade de fibras, vitaminas e minerais. Essas substâncias nem sempre estão presentes no dia a dia das pessoas, principalmente, em virtude do consumo de comidas industrializadas e processadas. 

2. Mais disposição durante o dia

Após os primeiros dias em que o organismo está se adaptando ao novo estilo de vida, os adeptos passam a sentir a melhora da disposição e energia. Isso se dá ao fato do corpo sentir os benefícios da absorção dos nutrientes dos alimentos naturais que são ingeridos e, também, em virtude de estar mais hidratado e desintoxicado. 

3. Redução da celulite

Ao eliminar as toxinas do organismo, todas as partes do corpo começam a sentir os benefícios da mudança. As células do tecido adiposo começam a diminuir de tamanho e a pele, mais hidratada, passa a ter uma aparência mais revigorada. Também reduz a inflamação assintomática no corpo todo própria do excesso de toxinas.  

4. Sono melhor

Com a mudança dos hábitos alimentares, o sistema digestivo passa a funcionar melhor, proporcionando a sensação de bem-estar, principalmente, durante a noite. Isso resulta em melhorias também para realizar as atividades diárias, como estudar, trabalhar e praticar exercícios físicos.

5. Combate ao envelhecimento precoce

A redução de radicais livres é um fator fundamental para combater o envelhecimento precoce. Isso porque o excesso dessas moléculas nocivas no organismo acaba gerando um ataque às células saudáveis e até mesmo ao DNA. Resultado, doenças crônicas e degenerativas além do envelhecimento precoce.   

6. Acelera o metabolismo

Com o organismo mais saudável, os órgãos envolvidos na síntese de células metabólicas receberão mais nutrientes que o auxiliarão a funcionarem melhor. Isso pode ser notado, principalmente, nos sistemas digestivo, urinário e endócrino.

7. Controle do colesterol, da pressão e da glicose

Com a mudança para a ingestão de outros tipos de alimentos mais saudáveis, quem adota os hábitos da dieta detox percebe alterações significativas no equilíbrio de colesterol, taxas de glicose, na pressão arterial, no tamanho da circunferência abdominal. Isso se dá pela redução do consumo de carboidratos refinados, como o açúcar e também redução de gordura trans e sódio.    

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais sobre o meu trabalho como endocrinologista em Manaus.

Comentários
Dra. Aidalina

Posted by Dra. Aidalina