diabetes sintomas

Conheça os principais sintomas do diabetes

 Presente em pelo menos 9% da população mundial e 16 milhões de brasileiros, o diabetes tem se tornado cada vez mais comum nos dias atuais, causando grande preocupação aos órgãos de saúde internacionais. Nas formas autoimunes ou adquiridas, respectivamente no seu tipo 1 e 2, seu diagnóstico é impactante, pois indica a necessidade de novos cuidados e procedimentos para o resto da vida para que a saúde seja mantida.

Pela ausência de sintomas em sua fase inicial, muitas pessoas não sabem que têm o diabetes e só descobrem quando a doença começa a causar danos ao organismo. Quanto mais cedo ela for detectada, mais qualidade de vida o paciente poderá ter, uma vez que é possível ter um dia a dia normal desde que sigam os cuidados necessários.

O que é e como surge o diabetes

Estima-se que os índices de novos casos de diabetes tenham aumentado em até 60% na última década. O atual estilo de vida, especialmente das grandes cidades, torna o dia a dia tão corrido que as pessoas buscam comidas mais rápidas, com baixo índice de nutrientes. Há também um grande índice de sedentarismo estimulado e as pessoas ficam horas diante de um computador e pouco exercem atividades físicas.

Essas condições estimulam a obesidade, outra doença que também vem crescendo muito e já é declarada pela Organização Mundial de Saúde uma epidemia. A obesidade é considerada o principal fator de risco para o desenvolvimento de diabetes, seguido por infecções, tabagismo, hipertensão, colesterol alto, envelhecimento acelerado, uso excessivo de corticoides, estresse crônico e alimentação errada e tóxica.

A Organização Mundial de Saúde também estima que, em dez anos, esse número triplicará. Por isso há inúmeras campanhas feitas por órgãos médicos para que haja mais cuidado com o que se compra para comer. O açúcar é o produto mais consumido e seu excesso é determinante para o surgimento do diabetes, assim como a grande quantidade de carboidratos refinados e industrializados consumidos. 

O diabetes tipo 1 é autoimune e quase sempre hereditária, que ocorre pela destruição das células beta do pâncreas pelo próprio sistema imunológico. A pessoa não produz a insulina. Já o diabetes tipo 2 é uma doença adquirida ao longo da vida principalmente pelo estilo de vida com excesso de açúcar, estresse e obesidade. 

Quais os sintomas do diabetes

O diabetes é uma síndrome metabólica causada pela ausência ou diminuição de insulina . Sem ela não há quebra da glicose, que se acumula no sangue até causar hiperglicemia.

Em sua fase inicial, não há sintomas e quando eles surgem é sinal de que o problema já está causando danos ao organismo.

Os primeiros sintomas são muita sede, que reproduz urina em excesso e coceira em várias regiões do corpo. Esses sintomas básicos já podem estimular uma investigação médica, mas quase sempre o paciente deixa passar a possibilidade de uma consulta e permite o aparecimento de mais sintomas.

E aí aparecem boca seca, visão turva, feridas que não cicatrizam normalmente, formigamento em mãos e pés, infecções constantes como urinária e de pele, furúnculos, tonturas e desmaios, fome em excesso, perda de peso sem razão, cansaço constante, sonolência, mudanças de humor, náusea, vômitos, fraqueza e irritabilidade. 

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como endocrinologista em Manaus!

Comentários
Dra. Aidalina Nascimento

Posted by Dra. Aidalina Nascimento