Distúrbios da puberdade

Distúrbios da puberdade: o que são e como tratá-los

A puberdade é o período na vida do ser humano caracterizado por grandes mudanças corporais e psicológicas. Ela ocorre em meninos e meninas, que vão deixando de ser crianças para se tornarem adultos através de transformações hormonais. Esse processo começa a ocorrer a partir dos 9 anos nas meninas e dos 10 anos nos meninos, de forma gradual e natural. Porém, alguns distúrbios da puberdade podem fazer com que o período comece tardio ou adiantado.

O que são os distúrbios da puberdade?

O crescimento de toda criança deve ser observado desde o seu nascimento. Em todas as visitas ao pediatra, é avaliado a altura e o desenvolvimento do pequeno paciente, para que seja comparado ao que se identifica como processo normal de cada período. São utilizados gráficos de curva de crescimento adequados para que o médico acompanhe se ela está crescendo de acordo com o esperado.

Quando esse crescimento não se encaixa no padrão esperado, é preciso ficar alerta. O mesmo ocorre quando está abaixo do padrão genético familiar, e a criança não se desenvolve no mesmo ritmo que outra na mesma idade que ela. A comparação se faz com crianças dos mesmos sexo, idade, etnia e condições similares de vida. 

Essas mudanças fora do padrão não são necessariamente indícios de uma puberdade precoce, mas podem ser um sinal relevante em crianças menores que 8 anos. É preciso observar ainda outros sinais, como surgimento de pêlos pubianos, desenvolvimento das mamas, odor nas axilas ao suar e alterações hormonais que podem até mesmo levar uma menina à menstruação antes dos 8 anos, por exemplo. 

O mesmo pode ocorrer quando a criança não inicia a puberdade no período esperado, com um retardo longo que pode começar dos 14 até os 16 anos de idade. Elas mantêm o corpo de uma criança, mesmo tendo a idade condizente com um desenvolvimento estatural maior.

Como tratar

Ao se deparar com os sinais e sintomas de um distúrbio da puberdade, é preciso realizar investigação laboratorial, raio x, ultrassons da pelve e suprarrenais, tomografia computadorizada ou o que o seu médico definir mais adequado para uma avaliação mais precisa.

O tratamento será direcionado de acordo com a causa encontrada, apesar de nem sempre ser detectada. Em geral, ela surge como consequência de alterações hormonais provocadas por tumor cerebral, ovarianos ou testiculares. Mas pode ser também o consumo frequente de alimentos contendo grandes quantidades de hormônios sexuais, por exemplo frangos de granja. Os bloqueadores hormonais são os medicamentos mais utilizados em distúrbios da puberdade precoces, ministrados em crianças.

Agora, você mamãe, já sabe um pouco sobre os distúrbios da puberdade e está preparada para observar o desenvolvimento dos seus filhos. 

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como endocrinologista em Manaus!

Comentários
Dra. Aidalina

Posted by Dra. Aidalina