doenças endócrinas

10 sintomas de doenças endócrinas

Em primeiro lugar, o que são as doenças endócrinas? Obviamente são distúrbios que afetam a produção hormonal do nosso organismo. E os hormônios afetados, por sua vez, são substâncias fundamentais para a regulagem de todos os processos biológicos do corpo humano, como a respiração, o equilíbrio dos líquidos, a libido, o controle do peso, a condução neurológica, o sono, o metabolismo geral e até mesmo a amamentação e o parto. 

Por conseguinte, os hormônios fazem parte do sistema endócrino, que é composto por diferentes glândulas tais como o hipotálamo, a pituitária e a pineal na região cerebral, a tireoide e as paratiroides no pescoço, as glândulas adrenais localizadas acima dos rins, os ovários femininos, os testículos masculinos e o pâncreas na região abdominal. Além disso, o fígado, o estômago e o intestino, apesar de não serem órgãos essencialmente endócrinos, administram hormônios de importantíssima função para o processo digestivo no organismo. 

As Doenças Endócrinas

Dentre as doenças endócrinas mais frequentes estão aquelas que afetam a pituitária, o pâncreas, as glândulas suprarrenais, a tireoide e os ovários. Mas, o grande problema é que esses distúrbios começam com pequenos desequilíbrios e costumam ser silenciosos no início. Por isso, em alguns casos, demoram muito tempo para apresentar sintomas claros. Diagnosticar essas doenças endócrinas exige o conhecimento especializado e acompanhamento com um médico endocrinologista.  

Pensando nessas condições, trouxemos na sequência os 10 mais comuns sintomas sugestivos de ser algumas dessas doenças endócrinas. Vamos conferir?

10 Sinais De Que Você Pode Estar Com Um Distúrbio Endócrino

  1. Confusão ou perda de consciência por breves momentos

Você pode achar que “perder a noção”, por alguns instantes, do que está acontecendo à sua volta é normal. Mas isso quase sempre é um indicativo de desequilíbrio no sistema endócrino.  

  1. Pressão arterial muito baixa    

A baixa pressão nas artérias, principalmente se acompanhada de tontura, também pode ser um sinal de desregulação na produção hormonal, em consequência de uma doenças mais séria.

  1. Frequência cardíaca muito lenta

Acredite: o seu corpo não foi programado para ficar “tão de boa”. Ele precisa de oxigênio. Por isso, investigue!

  1. Desidratação

Você toma bastante água e mesmo assim está com sintomas de desidratação, como a pele ressecada? Esse pode ser um sinal de distúrbio endócrino.

  1. Depressão ou ansiedade

Ficar muito ansioso ou até mesmo depressivo certamente tem implicações emocionais. Contudo, em muitos casos, a situação está associada a uma condição física, como a baixa ou a alta produção de determinados hormônios.

  1. Dificuldades em respirar

Os problemas endócrinos também podem gerar desconforto ao respirar quando afetam as glândulas mais próximas do sistema respiratório. Porém não é tão frequente assim.   

  1. Problemas oculares

Irritação, secura, pressão ou dor nos olhos também podem indicar problemas hormonais. Por esta razão, fique de olho!

  1. Fadiga, fraqueza ou dor de cabeça

Sintomas considerados “comuns” em nosso cotidiano, mas também podem significar condições mais sérias. Cuide logo.  

  1. Vômitos, diarreia e emagrecimento rápido

Diarreia e vômito podem ser sintomas de alterações endócrinas que afetam a digestão, os quais geralmente ocorrem no intestino, no fígado ou no estômago. Entretanto pode ser sinal de diabetes. 

      10. Distúrbios do sono

Não tem dormido muito bem? Tem roncado ou acordado muitas vezes ao longo da noite? Pode ser uma doença no sistema endócrino.

Agora você já sabe quais são os 10 mais comuns e rotineiros sintomas de quem pode ter doenças endócrinas. Então, procure o seu médico de confiança e conquiste novamente o bem-estar que você já sentiu um dia. 

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como endocrinologista em Manaus!

Comentários
Dra. Aidalina

Posted by Dra. Aidalina