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Fatores de risco para diabetes

O diabetes tipo dois é uma doença metabólica adquirida e passível de cura, que se caracteriza pela dificuldade do pâncreas em produzir insulina ou pela dificuldade de ação da insulina nas células. O resultado é o aumento significativo da quantidade de açúcar no sangue, que se chama glicemia. Isso acaba afetando todas as células do organismo causando complicações em todo o corpo, inclusive no cérebro e no coração.

Pode ser ainda um importante complicador para outras doenças, principalmente as vasculares. Até problemas na pele e na visão podem ser causados devido à falta de controle dos níveis do açúcar no sangue.

Manter uma vida saudável e buscar equilíbrio na alimentação é uma das formas mais efetivas para se prevenir a doença. Em alguns casos, ela também pode ser hereditária, o que acaba fazendo com que as pessoas precisem ter um cuidado redobrado com os hábitos diários de vida.

A seguir, aprenda tudo sobre quais são os fatores de risco para essa doença e como é possível se prevenir contra o Diabetes.

Diabetes: em que é preciso ficar atento? Conheça os fatores de risco e como prevenir

A saúde do nosso organismo é o resultado dos hábitos que possuímos durante uma vida toda. Portanto, quanto mais saudáveis forem as nossas escolhas diárias, melhores serão as nossas defesas e condições para evitar o aparecimento de qualquer doença, inclusive diabetes.   

1º Fator de Risco: Alimentação “Ruim”

O principal fator de risco para desenvolver diabetes é uma alimentação agressiva ao corpo. Aqui vão algumas dicas para reconhecer esse tipo de alimentação: comer excesso de produtos industrializados cheios de toxinas químicas,  açúcar, principalmente, o refinado, excesso de adoçantes (lembre-se é industrializado), produtos feitos à base de trigo e/ou açúcar, batatas fritas, fast foods cheios de gordura trans. Só para citar os mais expressivos no adoecimento, porque são incompatíveis com o funcionamento adequado do corpo.

Como Prevenir: Faça Alimentação Saudável

Alimentação é a base da Vida e da Saúde. E Saúde é a nossa maior riqueza. Então, vamos cuidar dela. Consumir frutas, verduras, legumes, brotos, grãos integrais, sementes, castanhas, ovos, peixes, azeite de oliva, óleo de coco, açafrão, sal integral, água de boa qualidade com pH próximo a 7 ou maior. Diariamente!!!!!  Frutas, verduras e semente coma cruas. Gosta de outras carnes? Tudo bem, coma de vez em quando. Crie cardápios de sua preferência com esses alimentos. Revolucione sua vida.

 Fator de Risco: Sedentarismo

A falta de exercícios físicos acostuma o corpo na imobilidade. Internamente o metabolismo torna-se mais lento  para manter esse estado inativo dos músculos e articulações. O resultado é a limitação progressiva de seus movimentos em articulações propiciando seu endurecimento. Além disso, reduz funções importantíssimas do organismo na condução da saúde, como o sistema de reparo celular e de eliminação de toxinas, controle das inflamações internas e produção de energia.

Como Prevenir: Pratique Exercício Físico Regular 

Seja em academia, ao ar livre, em casa ou no trabalho se movimente. Nosso corpo vive melhor em movimento.  E todas as funções metabólicas responsáveis por deixar o organismo saudável voltam a funcionar adequadamente, inclusive o sono, que fica mais profundo e reparador. O mais importante é a regularidade.

3º Fator de Risco: Estresse Alto e Prolongado

Passar por algumas situações de estresse ao longo do dia é normal e inevitável. Até porque, quando o ser humano não tem com o que se estressar aqui fora, ele inventa o estresse mental, em pensamento. Tudo certo, você é humano. O problema é você ficar “viciado” em se estressar o tempo todo e achar isso normal. Nesse caso, você passa a viver em estado de estresse permanente com os níveis de hormônios do estresse muito elevados no sangue. Isso vai consumindo todos os seus nutrientes, até que todas as funções de vida e saúde do seu corpo ficam comprometidas. Acredite, você não vai aguentar muito tempo.

Como Prevenir: Controle o Estresse

Desenvolva um estilo de boa vida, percebendo os limites do seu corpo e mente, e dê uma trégua pra si todos os dias.  Há muitas técnicas: o próprio exercício físico, respirações profundas, contemplação do Belo, da natureza, meditação, leitura de um bom livro que leve à autorreflexão, boa conversa com alguém mais evoluído, terapia do riso, praticar uma arte, exercitar sua criatividade, orações. Todas são atividades que reduzem aqueles hormônios do estresse elevados no sangue e aumentam os hormônios do prazer e da saúde.

4º Fator de Risco: Obesidade 

A obesidade é uma situação que deixa o organismo vulnerável a desenvolver muitas doenças, diabetes é a mais comum. Estudos indicam que cerca de 90% dos pacientes que são diabéticos também são obesos. Na grande maioria dos casos, a obesidade é o resultado de um estilo de vida onde predominam os três fatores de risco acima.

Como Prevenir: Mantenha Seu Peso Normal

Se você não consegue fazer as mudanças sozinho (a), procure um profissional experiente para lhe ajudar. Mas é fundamental  que retorne o seu corpo para o estado de equilíbrio metabólico e consequente peso adequado. Libere a obesidade da sua vida.

Agora, você já sabe que há doenças próprias do estilo de vida inadequado e o diabetes é uma delas. Faça a sua escolha!

Foque sua atenção nesses quatro setores da sua vida e tenha mais saúde, beleza e bem-estar.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como endocrinologista em Manaus!

 

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Dra. Aidalina Nascimento

Posted by Dra. Aidalina Nascimento