gordura abdominal

Como perder a gordura abdominal

Aquela gordura abdominal que “modela” uma barriga nada agradável é um problema de saúde muito mais impactante do que meramente estético. Além do mais, as  barrigas salientes podem representar um grande risco, especialmente para doenças cardíacas e diabetes tipo 2.

Primeiro de tudo, é importante saber que  não é própria de pessoas obesas. Ela pode existir também em pessoas com peso normal ou até nas magras.

E a  principal causa é o consumo excessivo de carboidratos, que se transformam em gordura e se acumulam nesta região. Muitas vezes envolve os órgãos internos e diminui a qualidade de suas funções. São as gorduras viscerais. 

Como a gordura abdominal se forma

Tudo começa com a falta de qualidade da alimentação. Então, comer de qualquer jeito, sem pensar antes de escolher o alimento, aumenta a chance de auto-agressão alimentar. Um exemplo disso,  é  comer excesso de carboidratos refinados e muito processados industrialmente. Além de ser um produto sem nutrientes e aumentar a insulina, ainda se transforma em gordura no organismo. Assim se acumula em partes do corpo.     

Por conseguinte, essa gordura localizada se aloja primeiro na barriga externamente e depois também nas vísceras do abdomen. Já é bem documentado que  essa gordura visceral é o principal causador de doenças metabólicas, tais como diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares.

Além disso, causa um estresse metabólico. Como consequência, produz mais cortisol, que estimula as células adiposas a serem mais receptivas. Então hormônios como insulina e cortisol aumentam as gorduras viscerais. Portanto, aumentam mais ainda a barriga. E o pior, esse tipo de gordura abdominal também aumenta os riscos de problemas cardiovasculares e chances de infarto.

Dentre as outras causas de acúmulo de gordura abdominal estão o  sedentarismo, a má postura e até as roupas que se usa, pois elas podem marcar a barriga de forma errada. 

Atenção com as crianças: uma barriga que se forma na infância tem grandes chances de permanecer na fase adulta.

Dicas de como perder a gordura abdominal

É possível evitar ou perder gordura abdominal, mantendo uma vida mais saudável e a estética em dia. Ações simples, mas importantes, podem fazer grande diferença na qualidade de vida e na beleza do corpo.

1 – Beba líquidos! Ingerir água ajuda a manter a hidratação em dia, assim como as funções do organismo. Água de coco natural (evite a de caixinha) também é uma opção válida;

2 – Tire o refrigerante do seu cardápio. Todo tipo de refrigerante é um facilitador da gordura localizada. Os tipos zero e light contêm adoçantes que potencializam os carboidratos;

3 – Consuma mais fibras solúveis. É um tipo de fibra que absorve a gordura e promove a perda de peso, por proporcionar uma sensação de saciedade. Frutas, verduras e legumes;

4 – Evite o álcool. A famosa “barriga de chope” não é só uma brincadeira. O consumo  excessivo de bebidas alcoólicas ajuda a aumentar a gordura abdominal.

5 – Valorize as proteínas e vegetais. O consumo de alimentos com proteínas ajuda a diminuir o apetite, aumentando as taxas metabólicas.

6 – Controle o estresse. O estresse permanente altera a harmonia de seu corpo e do metabolismo. Uma dessas alterações é o aumento nos níveis de cortisol e da insulina, que aumentam  a gordura visceral. 

7 – Retire os doces. O principal carboidrato nocivo à saúde é o açúcar. Há uma grande correlação do consumo de doces e o aumento da gordura visceral. 

8 – Exercite-se. O exercício adequado ajuda a reduzir o cortisol e a insulina, além de  melhorar a saúde  do músculo e reduzir a barriga. 

9 – Troque  os carboidratos industrializados pelos naturais.  Cortar o consumo diário de carboidratos processados, sobretudo, ajuda a reequilibrar o metabolismo e a diminuir significativamente a gordura abdominal.

10 – Mantenha a qualidade do sono. Particularmente, as pessoas que não dormem bem tendem a aumentar o peso e as medidas abdominais. Então, manter uma média de sete horas de sono por noite, ajuda a melhorar a qualidade de vida.  

Como resultado do seu esforço em redirecionar seu estilo de vida, você ganha mais Saúde e, é claro, uma barriga mais bonita! Pode acreditar.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como endocrinologista em Manaus!

 

Comentários
Dra. Aidalina

Posted by Dra. Aidalina