hábitos alimentares

5 hábitos alimentares prejudiciais para sua saúde

Maus hábitos alimentares estão diretamente relacionados a uma série de doenças. Muitas vezes, alguns destes costumes nocivos são justificados pelo estilo de vida corrido que as pessoas levam atualmente.

Porém, a consequência destas más práticas é o desenvolvimento de problemas de Saúde como a obesidade, o diabetes, a pressão alta, o Alzheimer entre outros. 

Por isso, listamos abaixo as 5 piores coisas que você pode fazer pela sua alimentação e sua Saúde. Fique atento se elas fazem parte do seu dia a dia!

1 – Ter uma relação emocional com a comida

Frequentemente as pessoas têm entre seus maus hábitos alimentares, a predominância deste. Mas, as emoções não podem nos controlar. Por isso, se você ainda desconta suas tristezas e frustrações na comida, pense que isso pode fazer mal para o seu corpo.

Se tem dificuldade em lidar com seus sentimentos e isso está afetando a sua dieta, há profissionais e grupos de apoio que podem te ajudar. Não tenha vergonha! Procurar ajuda é sempre o melhor caminho.

2 – Comer como se não houvesse o amanhã

Já ouviram aquele ditado: “tome o café da manhã de um rei, almoce como um príncipe e jante como um mendigo”. O que este dito popular quer dizer é que devemos estar atentos às quantidades dos alimentos que ingerimos. 

Comer muito pouco pode não ser bom em função da baixa quantidade de nutrientes absorvidos, mas comer demais pode gerar sobrepeso e outros problemas. Comer o suficiente e de acordo com a sua idade e sexo é o melhor.

3 – Não respeitar o horário das refeições

Não é à toa que, quando vamos ao nutricionista, é estabelecida uma dieta que leva em consideração o horário das refeições.

Manter uma rotina alimentar, com o momento certo para cada refeição, tem relação com o tempo que o corpo leva para digerir cada alimento e como isto se transforma em energia para cada etapa do dia.

Pular as refeições também não é boa ideia. Da mesma forma, não se respeitar o horário de se alimentar. Assim como comer demais é prejudicial, ficar em jejum sem programar também tem relação com o surgimento de problemas de saúde.  

4 – Não prestar atenção ao que se come

Na correria do dia a dia, o que mais acontece é a gente engolir qualquer coisa sem nem prestar atenção ao que se está comendo, não é mesmo? Mas não use como desculpa a falta de tempo para comer rapidamente o salgado da padaria da esquina na hora do almoço.

Se o seu caso é falta de tempo, você pode carregar lanches saudáveis na bolsa, como frutas frescas e secas, mix de castanhas, nozes e sementes, sanduíches caseiros feitos de tapioca ou crepioca. Vale também um bom omelete ou até ovos cozidos. Comer com atenção, dando valor ao alimento, é a melhor opção sempre. Mesmo quando o cotidiano está agitado.

5 – Só comer alimentos industrializados

Sabemos que não é todo mundo que tem dotes culinários. E talvez este seja o motivo pelo qual muita gente recorra aos alimentos industrializados e congelados. Mas, montar uma bela salada crua e grelhar um pedaço de frango ou cozinhar ovos é algo que está ao alcance de todos.

Se não saber cozinhar era a sua desculpa para ter esse mau hábito alimentar, ela acabou de cair por terra agora. Vamos lá! Anime-se para encarar a cozinha. Adquira novos hábitos alimentares e sua Saúde vai agradecer. 

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais sobre o meu trabalho como endocrinologista em Manaus.

Comentários
Dra. Aidalina

Posted by Dra. Aidalina