hormônios esteróides e colesterol

Entenda a relação entre hormônios esteroides e colesterol

Afinal, existe uma relação entre hormônios esteroides e colesterol? Os hormônios são fundamentais para o correto funcionamento do corpo. Afinal,  são eles que, em linhas gerais, regulam as funções de todo o organismo. Além disso, cada tipo de hormônio exerce uma função específica.

No entanto, como tudo no corpo, os hormônios não podem ser tomados de maneira separada, pois eles só fazem sentido dentro de um conjunto, isto é, da glândula em que são produzidos e como atuam, mas sempre em relação com outras substâncias do organismo. Neste artigo, você vai conhecer a relação íntima entre nossos hormônios esteroides e colesterol. Vamos lá.

Relação entre hormônios esteroides e colesterol

Os hormônios da família esteroide são formados a partir da molécula de colesterol. Por esta razão, é importante manter essa “matéria-prima” em quantidade adequada no sangue, para a produção deste tipo de hormônio.

Colocando em termos mais específicos, o colesterol é o precursor bioquímico responsável por desencadear a síntese dos hormônios esteroides. Do colesterol até o hormônio final ocorre uma  sequência em cascata. Por exemplo, o colesterol produz a pregnenolona, que, por sua vez, produz a progesterona, dando origem aos outros hormônios esteroides. Entre eles estão todos os hormônios sexuais. 

Fazem parte desta cascata de fabricação hormonal:

– Testosterona e estradiol: são os hormônios sexuais masculinos e femininos, responsáveis pelas características sexuais secundárias, ou seja, os traços corporais que surgem durante a puberdade no menino e na menina. Na vida adulta, regulam todas as funções sexuais do homem e da mulher.

– Cortisol: tem relação direta com a regulação da pressão arterial, resposta ao estresse e níveis de glicemia no sangue;

– Aldosterona: regula as quantidades de cloreto, bicarbonato e sódio que são excretados pelos rins na urina, promovendo maior reabsorção de tais substâncias para que voltem à circulação.

Dessa maneira, é possível deduzir que os hormônios esteroides possuem relação direta com diversos sistemas do corpo humano, notadamente o sistema imunológico, responsável pelas defesas do organismo, o sistema cardiovascular, endócrino e geniturinário, destacando os papéis vitais que exercem.

Importância do colesterol

Assim, é fácil deduzir a importância de se manter os níveis adequados de colesterol na corrente sanguínea. E tem mais, é preciso ter cuidado, pois o Colesterol muito baixo pode desregular a produção dos hormônios esteroides.

Portanto , existe a relação entre hormônios esteroides e colesterol e é muito importante, porque trata-se de matéria-prima (o colesterol) e os hormônios esteroide, como os sexuais. 

Um simples exame de sangue é capaz de revelar os níveis de colesterol e de hormônios esteroides. Converse com seu médico para avaliação. 

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como endocrinologista em Manaus!

Comentários
Dra. Aidalina

Posted by Dra. Aidalina