massa magra

Como ganhar massa magra

Treino após treino, dieta após dieta, parece que a massa magra simplesmente não vem. Não se sinta tão mal. Milhares de pessoas enfrentam dificuldade nesse campo, mesmo quando acreditam que estão fazendo tudo do jeito certo.

O ganho desse tipo de massa (chamada tanto de “magra” quanto de muscular) é realmente complicado para algumas pessoas. Requer uma postura rígida ao seguir orientações específicas. O segredo não está apenas nos exercícios. Nem apenas na alimentação. Mas em uma junção dos dois e, às vezes, até de mais coisas. Cada organismo é único e, por isso, é impossível definir o que você realmente deve fazer agora. Ainda assim, dá para ter uma ideia do básico, certo? Confira então algumas dicas!

Dicas para conseguir massa magra

  1. Cuidado com o que se come

Pode parecer óbvio, mas muitas pessoas erram no que elas consideram uma dieta apropriada para a massa muscular. Cortar muito do cardápio não vai adiantar, na verdade pode até atrapalhar o processo. É preciso comer várias vezes ao dia, e incluir carboidratos, vitaminas, proteínas e gordura de boa qualidade. Tudo na medida certa para manter o metabolismo ativo. Além disso, as refeições pré e pós-treino são essenciais para fazer com que o corpo desempenhe o melhor de si mesmo. Uma ajuda nutricional é bastante recomendada para entender e formular seu próprio cardápio.

  1. Ajuda na academia

Um nutricionista ajudará a comer certo, mas você também precisa fazer por onde na academia! Por mais que você encontre uma série de exercícios boa para seu corpo e que apresente resultados, a tendência é que essa mesma série não seja mais tão eficaz depois de um tempo, já que seus músculos se acomodarão ao esforço. Por isso. é fundamental variar, de tempos em tempos, encontrando os pontos que ainda não foram estimulados. Um profissional de educação física é o mais indicado para te auxiliar nessa etapa.

  1. Não exagere

Treinar todos os dias não faz com que o resultado chegue mais rápido, só faz com que os músculos se desgastem. Não é recomendado ultrapassar 5 treinos por semana, e sempre seguindo orientações profissionais de trocas, ou seja, um dia um grupo de músculos, no outro dia outro grupo, por exemplo.

  1. Vá ao médico

Se está tendo dificuldade mesmo assim, ou se gostaria de descobrir outras maneiras ou entender melhor sua saúde, não hesite em consultar um médico. Uma endocrinologista, por exemplo, conseguirá identificar se você possui alguma deficiência hormonal que precise de intervenção.

Outra coisa que é importantíssimo lembrar: não pare! Mesmo depois de alcançar seu objetivo e ter a quantidade de massa magra que gostaria, não abandone os treinos nem a dieta correta. É possível observar a retração dos resultados mesmo depois de apenas 15 dias sem exercícios. Ou seja, corra atrás e depois não deixe a peteca cair.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como endocrinologista em Manaus!

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Dra. Aidalina

Posted by Dra. Aidalina