massa muscular

Dificuldade de ganhar massa muscular? Saiba como resolver

Mesmo se exercitando todos os dias, muita gente não consegue ver grandes resultados de seus esforços para ganhar massa muscular, o que pode desmotivar os praticantes de exercícios. Além disso, o cansaço durante os treinos e as dores resultantes dessas atividades não se revertem em melhora do condicionamento físico. São aqueles que, mesmo seguindo as orientações e dietas adequadas, não conseguem alcançar os resultados esperados.  

Muitas vezes, algumas estratégias podem ajudar a contornar o problema. Em outros casos, porém, trata-se de condições próprias do corpo de cada um, inclusive do DNA. Quando isso acontece, apenas treinos específicos, elaborados para lidar com as exigências e limitações de cada organismo, não vão servir para chegar ao mesmo ponto de massa muscular que aquele colega de academia parece já ter chegado há tempos. Então, não se culpe. Apenas encontre o caminho certo para você. 

Estratégias para melhorar seu ganho de massa muscular

Controle as calorias

Quase todo mundo que malha tem o mesmo objetivo em termos de físico: reduzir gordura, definir os músculos e ficar mais forte. Nesse caminho, há duas armadilhas principais com relação à dieta, a primeira é não comer alimentos que favorecem o ganho de massa muscular, o que leva à estagnação completa; e a segunda é cortar calorias rápido demais, o que até faz emagrecer, mas gera a frustração de não ver resultados em relação aos músculos.

O seu corpo precisa de uma determinada  quantidade de calorias, afim de gerar energia o suficiente para os exercícios e todas as suas outras atividades diárias. Isso é muito específico para cada caso. O tipo de alimentos também é super importante para não usar aqueles que se transformem em mais gordura e prejudiquem seu metabolismo muscular. 

Então, descubra qual a porção calórica certa para você consultando um nutricionista ou um médico experientes em nutrição funcional. 

Cuide das refeições pré e pós-treino 

Algumas dicas são importantes em relação não só ao que comer, mas quando e como. Antes e depois de se exercitar é bom consumir mais proteína e alguns carboidratos de baixo índice e carga glicêmica, por exemplo.   Outro ponto essencial é quais  suplementos usar antes e depois do treino.

Não exagere, seu músculo precisa de repouso 

É possível que você esteja tentando aumentar os músculos com muito afinco, mas o exagero não é uma boa ideia. Na verdade, o excesso de treinamento pode causar o efeito contrário: o desgaste muscular e a consequente dificuldade de aumentar a massa. Isso significa um limite na quantidade de exercícios e na sua duração. Lembrar que a consistência de sua prática é fundamental. O músculo responde aos movimentos consistentemente realizados.   

Descubra suas fraquezas e potenciais

Lembra do que falamos sobre seu organismo reagir diferente dos outros às mesmas práticas? O único jeito de descobrir se este é o seu caso, é através de avaliações profissionais.  Pode até ser que você não esteja fazendo o treino certo. Outra avaliação é a restauração do Microbioma Intestinal, prática valiosa para estabelecer um plano alimentar personalizado para você.

Ter em mente que o auxílio profissional para ganhar massa muscular não só aumenta as chances de um melhor resultado, como também é uma forma de evitar lesões e efeitos indesejados causados pelo treino não assistido. 

Com um bom aproveitamento de cada exercício, das refeições e até mesmo dos momentos de descanso é possível alcançar resultados surpreendentes.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais sobre o meu trabalho como endocrinologista em Manaus.

 

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Dra. Aidalina

Posted by Dra. Aidalina