massa muscular

7 vantagens do ganho de massa muscular para a saúde

Ter boa massa muscular é algo que deve ser almejado por todos, não apenas por quem está emagrecendo e quer músculos torneados. Mais do que o fator estético, a musculação e seus efeitos promovem inúmeros benefícios para a saúde e qualidade de vida de um indivíduo. 

No corpo humano, o músculo tem diversas funções para o funcionamento do organismo. Por exemplo, movimentação corporal e estabilização das posições. E também a movimentação de substâncias pelo corpo, a produção de calor e a regulação do volume dos órgãos. Em suma, músculos fortificados podem garantir saúde, mobilidade e força corporal.

O ganho de massa magra ocorre por meio de atividades físicas, especialmente pela musculação. Isso porque, além de oferecer menos risco de lesões, proporciona também o ganho de massa óssea. Continue a leitura e conheça algumas vantagens do ganho de massa muscular para a saúde.

7 vantagens do ganho de massa muscular

1 Melhora a postura

O ganho de massa magra favorece o fortalecimento de toda a musculatura corporal, inclusive dos músculos das costas. Quando essa região está fortificada, a postura tende a melhorar, assim como a dor nas costas provocada pela má postura. Os músculos fortes também protegem melhor a coluna vertebral.  

2 Ajuda no processo de emagrecimento

Quando os músculos são trabalhados com frequência, o gasto calórico e o metabolismo do indivíduo também são influenciados, reduzindo a quantidade de gordura no organismo. Os efeitos são ainda mais potentes quando a atividade está aliada a uma alimentação saudável. 

3 Melhora a densidade óssea

O ganho de músculos promove também o aumento da densidade óssea. Ossos mais resistentes significam menos chances de fratura e de desenvolvimento de osteoporose.  

4 Promove envelhecimento saudável

Durante o processo de envelhecimento sem exercício regular, o corpo humano sofre a Sarcopenia.  Nesse caso, a pessoa vai perdendo inicialmente massa e depois a força na musculatura esquelética. As pernas vão ficando “fracas” e o andar inseguro. Trabalhar a musculatura é essencial para chegar à fase de idoso com menos riscos de sofrer lesões e quedas. Além de melhorar a flexibilidade e a rapidez dos movimentos. 

5 Diminui o risco de doenças

A prática de atividade física e o aumento da massa muscular diminuem o risco de desenvolvimento de diabetes, pois o organismo usa a glicose como fonte de energia. O condicionamento cardiorrespiratório também é trabalhado, regulando a pressão arterial e diminuindo as chances de doenças cardíacas. O sistema circulatório é beneficiado, uma vez que o sangue é bombeado para as extremidades do corpo, impedindo, também, o aparecimento de varizes. 

6 Melhora o estado emocional

O ganho de massa muscular com a atividade física promove a liberação de endorfina. Por isso, praticar exercícios alivia o estresse, combate a depressão e a ansiedade, melhora o sono e dá sensação de bem-estar.

7 Promove melhor flexibilidade, coordenação e equilíbrio

A perda de flexibilidade, equilíbrio e coordenação motora pode ser ocasionada, também, por uma baixa massa magra. Esse é um dos motivos que tornam as pessoas mais velhas mais suscetíveis a quedas. 

O ganho de massa muscular combate não só a sarcopenia, como também as consequências provocadas por ela. A alimentação adequada para as fases da vida é outro fator fundamental. Quando aliada à prática de atividade física, proporciona ao corpo humano mais saúde, resistência ao surgimento de doenças e qualidade de vida.

Entretanto, é preciso lembrar que a prática da atividade física deve ser supervisionada por um profissional como o educador físico ou um fisioterapeuta, para evitar lesões. 

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como endocrinologista em Manaus!

Comentários
Dra. Aidalina

Posted by Dra. Aidalina