massa muscular

7 hábitos que prejudicam o ganho de massa muscular

Ganhar massa muscular é um dos principais objetivos da maioria dos frequentadores de academias. Porém, somente o exercício físico não é suficiente. É preciso combinar as atividades físicas com hábitos saudáveis de alimentação e de rotina. E isso inclui desde o pré-treino até a alimentação pós-treino.

Na prática, a alimentação diversificada se resume a alimentos com teor personalizado de gorduras de boa qualidade, carboidratos, proteínas, vitaminas, minerais, fibras e, claro, a essencial água. Mas existem erros comuns que são capazes de colocar todos os resultados em risco. A seguir, conheça alguns deles.

Práticas que atrapalham o ganho de massa muscular

Não fazer alongamento

Alongar depois de uma sessão intensa ajuda a baixar os níveis de hormônios relacionados ao estresse. É esse alívio da tensão que influencia diretamente no processo de recuperação muscular.

Não descansar

Apesar da vontade de treinar intensamente todos os dias, o excesso de atividade física pode impedir o crescimento dos músculos. Num treino equilibrado, o descanso é essencial para que se dê a correta recuperação das fibras musculares. Mas, se você treina todos os dias, alterne o grupo muscular regularmente, dando tempo ao corpo para regenerar e desenvolver novas fibras musculares.

Não se alimentar corretamente

A alimentação é um dos pilares fundamentais, seja para ganhar massa muscular seja para perder aqueles quilinhos extras, que estão localizados. Não adianta comer proteína demais ou de menos, comer açúcar sem limites, não comer ou comer muito carboidrato. É preciso descobrir exatamente de que o seu corpo precisa depois dos exercícios executados.

Não se alimentar antes e depois do treino

Consumir pequenos lanches, um antes e outro depois do treino, são indispensáveis não só para o ganho de massa muscular, como também para um bom desempenho durante a atividade física. Esse aporte energético permite níveis adequados de glicose sanguínea ao longo do exercício, melhorando o desempenho e evitando fadiga.

Não consumir suplementos de forma certa

Os suplementos são importantes para fornecer nutrientes complementares à alimentação regular. Mas existem maneiras corretas de se ingerir cada tipo de suplemento. Por isso é importante consultar um profissional especializado e experiente antes de comprar o suplemento. Seu médico  poderá indicar o melhor grupo de suplemento para o seu caso. E, claro, adequar de forma que possa suprir as suas necessidades e objetivos de ganhar massa muscular e saúde. 

Não se hidratar

A quantidade de água por dia é individual. Basta você multiplicar o seu peso por 35 ml. Pronto, essa é a quantidade de água que seu corpo precisa para funcionar bem. Nos dias de treino que suar muito, aumente. Pode até dobrar a quantidade. O processo químico da construção de músculos envolve uma série de reações que dependem fortemente da água. Uma boa hidratação ainda ajuda a impedir cãibras, combater a fadiga muscular e melhorar a circulação sanguínea.

Consumir bebidas alcoólicas

Bebidas alcoólicas são altamente calóricas e podem favorecer o acúmulo de gordura. Além disso, o álcool ainda dificulta a síntese proteica, diminui os níveis de testosterona, aumenta o risco de desidratação e reduz a capacidade de síntese de novas fibras.

É importante lembrar que, mesmo nos dias com ausência de treinamento (descanso), ocorre o ganho de massa muscular. Por isso, é importante manter os hábitos saudáveis todos os dias.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como endocrinologista em Manaus!

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Dra. Aidalina

Posted by Dra. Aidalina