menopausa

6 alimentos que ajudam nos sintomas da menopausa

Ondas de calor, ansiedade, nervosismo, insônia, redução da libido, mau-humor, suores noturnos são sintomas frequentes na menopausa. Mas eles podem ser diminuídos com uma alimentação saudável, rica em nutrientes que potencialize a ação desses hormônios. Consequentemente, vai melhorar o bem-estar geral da mulher.

Esses sintomas surgem com o desequilíbrio na produção do estrogênio, da progesterona e da testosterona. São hormônios sexuais produzidos pelos ovários e adrenais. Entre os 45 e 55 anos, com o fim da menstruação, a produção cai e o corpo todo sofre.

O estrogênio, por exemplo, é responsável pela distribuição da gordura corporal, fixação do cálcio nos ossos e pelo equilíbrio das gorduras no sangue. Além disso faz a proteção de funções cerebrais como a memória.

A forma mais eficiente para amenizar os sintomas causados pela menopausa é a combinação de  atividades físicas com uma dieta cheia de alimentos naturais rica em nutrientes, boas noites de sono e muita água.

Como aliviar os sintomas da menopausa

Aqui estão alguns alimentos fundamentais para você consumir diariamente. São especialmente  do grupo dos vegetais. Aproveite.

1. Soja

A soja é rica em isoflavona, um fitoquímico capaz de atenuar os sintomas desagradáveis da deficiência de estrogênio. Isso porque, no organismo, essa isoflavona atua no mesmo receptor de estrogênio. Por isso “imita” a ação desse hormônio. Assim contribui para a manutenção do equilíbrio hormonal e combate a falta de lubrificação vaginal. Mas é mais saudável consumir a soja fermentada, em forma de missô, tempê e queijo de soja.  

2. Framboesa e amora

Essas frutas contêm também isoflavona, por isso imitam também as características do estrogênio. Podem ser consumidas em forma de suco ou in natura. A vantagem de comer a fruta é a maior quantidade de fibras, o que contribui também para melhorar a digestão e turbinar o emagrecimento.

3. Maca peruana (Lepidum peruvianum)

Os benefícios da maca peruana já foram relatados em muitas publicações dos últimos 20 anos. Ela estimula a função das glândulas adrenais, hipotálamo,  hipófise e ovários. Portanto, ajuda a  reequilibrar a produção de  hormônios tratando, assim, os sintomas da menopausa de maneira integral.

4. Couve

Devido ao cálcio, os vegetais verdes-escuros também devem ser consumidos em abundância pela mulher que está nesta fase da vida. Além da couve, entram nessa categoria o agrião, a chicória, o espinafre e a rúcula.

5. Oleaginosas

Castanhas, nozes, amêndoas, semente de gergelim e de girassol são fontes de vitamina E. Esta vitamina, além de ser um antioxidante importante para proteger as membranas celulares, é super bem-vinda para aliviar as ondas de calor típicas desse período. 

6. Chocolate 80% cacau ou pó de cacau puro

Com pelo menos 80% de cacau em sua composição, esse chocolate contém o aminoácido triptofano. Isso vai estimular a produção do hormônio serotonina, aliviando muito a ansiedade e aumentando a sensação de bem-estar. Também alimentos como banana e semente de abóbora também são fontes de triptofano.

Dica: Bater no liquidificador uma banana nanica bem madura com pedaços de chocolate a 80 % ou pó de cacau à gosto e água. Triturar sementes de abóbora e salpicar por cima. Experimente, é uma delícia. Dessa forma natural, dê adeus à ansiedade.  

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como endocrinologista em Manaus!

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Dra. Aidalina

Posted by Dra. Aidalina