obeso saudável

Obeso saudável: entenda por que isso pode ser um mito

Por muito tempo na sociedade, havia a crença do “obeso saudável”. Isso convenceu muitas pessoas de que estar muito acima do peso adequado não traz malefícios ao corpo. Porém, essa história já foi desmentida.

Muito além de benefícios estéticos, um corpo com menor porcentagem de gordura e boa quantidade de músculos é importante para um corpo saudável. Não é preciso ter músculos de um fisiculturista ou a magreza de uma modelo internacional. Os extremos não são o melhor caminho  para a saúde física.  O importante é ter hábitos de vida e alimentares saudáveis. 

O que é uma pessoa obesa?

Considera-se obesa aquela pessoa muito acima do seu peso ideal e com um acúmulo excessivo de gorduras no corpo. Essa condição pode trazer grandes riscos para a saúde. Tais como problemas cardíacos, respiratórios e o desenvolvimento de doenças como hipertensão e diabetes ao longo da vida.

A obesidade pode ser causada por herança genética. Mas, na maioria dos casos, o que de fato contribui para que ela se agrave são os maus hábitos alimentares desenvolvidos durante toda a vida. Esses hábitos aliados ao sedentarismo e ao comportamento compulsivo pioram o quadro.  Em geral, essa situação pode ter início já durante a infância e se agravar com o passar do tempo.

Mito do obeso saudável

Mas é possível ser obeso e saudável ao mesmo tempo?

Do ponto de vista físico, o excesso de peso nas articulações vai danificar essas estruturas com o passar do tempo. Essas consequências podem ser percebidas somente na velhice.

Do ponto de vista dos órgãos, um dos mais afetados pelo trabalho excessivo que precisa fazer é o coração.  Pesquisadores de Londres  revelaram que pessoas acima do peso têm 28% mais chances de ter um ataque cardíaco. Esse risco é real, mesmo que os exames clínicos dessa pessoa pareçam normais.

Parece confuso, não é mesmo? Como uma pessoa comprovada clinicamente como saudável, mesmo acima do peso, tem mais chances de desenvolver várias doenças?

Isso acontece porque o perfil metabólico dessa pessoa ainda se apresenta como saudável. Porém, a mudança desse status para o de metabolismo não saudável é apenas uma questão de tempo.

Por exemplo, a gordura excessiva no corpo aumenta a produção de insulina pelo pâncreas. E a insulina elevada no sangue por longo tempo altera lentamente todo o metabolismo. Com o passar do tempo, ou seja, na velhice, as doenças começam a se expressar. Entretanto, elas começaram a se formar ainda no corpo jovem e aparentemente saudável. Apesar dos exames de sangue anuais se mostrarem normais.

Cuide do seu corpo e da sua mente

É crescente o número de pessoas que sofrem com o excesso de peso durante toda a vida. Hábitos alimentares ruins e a falta de prática de exercícios físicos contribuem para que essa seja a realidade de milhares dessas pessoas pelo mundo. O primeiro passo para mudar essa situação é procurar um profissional experiente. 

Então, esquecer a ideia do obeso saudável e buscar a ajuda de um especialista é essencial para mudar o estilo de vida e se tornar uma pessoa com a Saúde em dia.

É fundamental ter uma alimentação equilibrada. Pratique exercícios físicos regularmente e cuide da sua alegria de viver. Medite, pratique yoga, tenha momentos de silêncio interior. Essas atitudes são essenciais e podem mudar o estado de doença para o estado de saúde e, ainda, prolongar a sua vida. Portanto, viva, ame e faça a diferença na sua própria vida.  

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como endocrinologista em Manaus!

 

Comentários
Dra. Aidalina

Posted by Dra. Aidalina