Tratamentos naturais

Benefícios de tratamentos naturais para a menopausa

Vamos falar de um assunto muito importante para as mulheres que estão na casa dos 40 aos 55 anos, período em que ocorre a menopausa, acerca dos tratamentos naturais para os incômodos sintomas.

Este assunto serve também para mulheres mais jovens, na faixa dos 30 anos ou menos, que queiram passar pela menopausa sem maiores abalos, porque alimentação saudável e prática de atividades físicas durante toda a vida são importantes para, mais além, atenuar os efeitos da menopausa e do envelhecimento.

Os exercícios ajudam a prevenir o ganho de peso, que tende a se acentuar na menopausa, fortalecem os ossos, reduzindo o risco de fraturas e de osteoporose, além de fortalecer a musculatura do assoalho pélvico, responsável pelo controle de diversas funções, inclusive sexuais.

Como somos corpo e mente formando uma unidade, a mente deve ser trabalhada. Exercite sempre a sua mente e desafie as suas crenças e conhecimentos, ative o cérebro tornando-o vigoroso, pois será bastante útil na menopausa e, posteriormente, na velhice.

Quanto à alimentação, além de rica em nutrientes, deve ser natural, com o mínimo de produtos industrializados. Essa conduta alimentar ajuda a ter um corpo saudável e livre da obesidade.

Sintomas da menopausa

O primeiro hormônio a reduzir é a testosterona por volta dos 40 anos. A queda na produção de estrogênio chega a 30% na faixa dos 50 anos. O mesmo ocorre com a progesterona, o que deflagra uma série de problemas que afligem as mulheres.

A menopausa é anunciada pela menstruação irregular e, em seguida, sua supressão. Os sintomas decorrentes desse período são o cansaço frequente, falta de ânimo, perda do entusiasmo, alterações de humor, irritabilidade, ansiedade, depressão, ondas de calor súbitas, suores noturnos intensos, ganho de peso, perda de músculo, enrugamento da pele acelerado, diminuição da libido, queda de cabelo, dificuldade de dormir, memória ruim, ressecamento vaginal, dor na relação sexual. E por aí segue o declínio.

Mas não precisa ser assim. Você deve e merece conhecer um caminho mais natural e revigorante para viver bem esse processo da vida.

Tratamentos naturais da menopausa

Uma alternativa para abrandar os sintomas da menopausa é o tratamento de equilíbrio hormonal bioidêntico. São usadas moléculas muito parecidas (idênticas) aos hormônios naturais produzidos pelos ovários. Quando esses hormônios chegam na célula, são reconhecidos pelos seus receptores específicos e agem com naturalidade sem agredir o organismo. São repostos os hormônios sexuais testosterona, progesterona e estrogênio em quantidades adequadas ao organismo de cada mulher.

Para aquelas mulheres que não querem, de forma alguma, hormônios, é possível estimular seu eixo hormonal ovariano com outros tratamentos naturais, que também não agridem o organismo. Praticamente todo ele é feito à base de ingestão de nutrientes através dos alimentos.

Alimentos que contêm vitamina C são recomendados, pois estão ligados à produção de hormônios importantes. O ginseng é excelente nessa fase, pois estimula as glândulas suprarrenais e combate os desconfortos causados pela menopausa. É antidepressivo, antioxidante, anti-inflamatório, revitalizante, diurético e afrodisíaco.

Outro nutriente natural é a isoflavona derivada da soja. A semente de linhaça também contém componentes similares ao estrogênio, ajudando no combate aos sintomas.

Mas é a maca peruana (Lepidum peruvianum) a mais estudada.  Só a maca produzida no Peru foi pesquisada e demonstrou efeitos terapêuticos significativos na menopausa.  Tradicionalmente, ela é usada para tratar fadiga, anemia e a infertilidade, além de sintomas da menopausa e diminuição da libido, e ainda é um afrodisíaco.

Pesquisas modernas estão comprovando os muitos usos da maca. Já demonstraram seus benefícios na produção de hormônios sexuais,
no aumento da libido, no estímulo do metabolismo, no controle do peso, no aumento da energia, na redução de estresse, na atividade
antidepressiva e no aumento da memória.

A maca tem o poder de equilibrar os hormônios do corpo mesmo sem conter nenhuma molécula parecida com hormônio em sua composição – por isso é diferente de outros tratamentos naturais para a menopausa, como o trevo vermelho, a acteia e isoflavonas de soja. Embora a maca trate dos mesmos sintomas, sua ação é muito diferente.

Isso acontece porque trata-se de uma planta adaptogênica, o que significa que ajuda a regular a produção hormonal. Adptógenos
modulam a resposta corporal no processo de ajudar o corpo a lidar com diversos estressores – fisiológicos, bioquímicos e psicológicos, como ocorre na menopausa.

Quais as vantagens dos tratamentos naturais?

Podemos falar de dois efeitos positivos principais dos tratamentos naturais da menopausa.

  • Não expõe a mulher a riscos
  • Melhora a qualidade de vida

Convenhamos, não é preciso mais do que isso! Afinal o que estamos mesmo buscando é ampliar a nossa qualidade de vida.  

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como endocrinologista em Manaus!

Comentários
Dra. Aidalina

Posted by Dra. Aidalina