tumor da tireoide

Tumor da tireoide: sintomas, causas e tratamentos

O tumor da tireoide, ou nódulo da tireoide, como também é conhecido, é um tipo de câncer bastante comum e que atinge principalmente mulheres. Segundo pesquisas realizadas no Brasil, ele corresponde a 1,3% de todos os cânceres que atingem a população em território nacional, o que é um número bastante impressionante.

Por esse motivo, é muito importante conhecer a respeito da doença, como ela se desenvolve, quais são as características, sintomas e como é realizado o tratamento em caso de um diagnóstico positivo.

A seguir, tire todas as suas dúvidas a respeito desse tipo de câncer.

Saiba tudo sobre o tumor da tireoide

Dentre todos os tipos de tumor da tireoide existentes, os chamados carcinomas diferenciados são os mais comuns. Eles são subdivididos em outros tipos, sendo que os mais conhecidos são:

  • carcinoma papilífero;
  • carcinoma folicular;
  • carcinoma de células de Hürthle.

Já os chamados carcinomas pouco diferenciados são subdivididos em:

  • carcinomas indiferenciados;
  • carcinomas medulares.

Atenção! É importante dizer que nem todo nódulo no pescoço indica um tumor de tireoide, porém, no caso da presença de um, o médico deve ser procurado imediatamente, a fim de realizar uma avaliação mais profunda.

Além da presença de nódulos, outros sintomas que não têm correlação com câncer podem começar a surgir no organismo, por exemplo, inchaço na região do pescoço, dificuldade para engolir, dores na garganta que não passam em algumas semanas, dificuldade para respirar, rouquidão ou outras alterações na voz. 

De forma geral, trata-se de um tipo de câncer mais comum em pessoas que já ultrapassaram os 45 anos, mas isso não significa que, se houver a presença de um ou mais sintomas em indivíduos jovens, eles não devam ser investigados por um especialista. 

Consequências do tumor da tireoide

Um tumor da tireoide também pode deixar o sistema endócrino um pouco desorganizado, alterando a forma como os hormônios agem no organismo. 

Um endocrinologista especializado nesse tipo de doença fará uma avaliação completa e precisa, verificando não somente os sintomas, mas sinais que possam indicar a presença de um tumor. Também serão feitos exames adicionais para dar o diagnóstico com maior precisão.

Pode haver a necessidade de retirada do nódulo e de realização de uma biópsia, a fim de fazer o diagnóstico de certeza de câncer de tireoide. 

A boa notícia é que, por mais que seja um pouco assustador saber que o nódulo pode se tratar de um câncer, esse tipo de tumor possui baixa mortalidade, e o tratamento alcança cura de 100% na maioria dos casos. E não precisa se submeter a quimioterapias  nem radioterapias convencionais utilizadas para outros tipos de cânceres em outras partes do corpo. 

O tratamento envolver cirurgia para retirada do tumor da tireoide na maioria dos casos, mas pode também ser utilizado o radioiodo específico. 

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como endocrinologista em Manaus!

Comentários
Dra. Aidalina

Posted by Dra. Aidalina