O câncer de tireoide é uma condição predominante no sexo feminino, que se apresenta como um nódulo sólido e endurecido dentro da glândula.  

Felizmente a grande maioria dos nódulos na tireoide são benignos. Mas os sintomas podem ser parecidos com os sintomas de nódulos malignos. Por esta razão, como se trata de uma doença grave, notar os sinais precocemente e buscar a avaliação médica é imprescindível para evitar complicações e conseguir a cura.  

Então conhecer melhor os sintomas do câncer de tireoide é importante para buscar alternativas e garantir um apoio clínico adequado. Confira agora 5 sintomas dessa doença e saiba o que ela pode provocar no organismo!

O câncer de tireoide

A tireoide é uma glândula responsável pela produção de hormônios que regula o metabolismo, portanto é extremamente importante. O câncer de tireoide ocorre quando existe a diferenciação com desenvolvimento rápido de algumas células dentro da glândula. O resultado é a reprodução desordenada dessas células diferenciadas formando um nódulo.  

Consequentemente vários tipos de câncer de tireoide podem aparecer, e os principais são:

As causas exatas da doença não são bem especificadas. No entanto, alguns fatores de risco tornam o indivíduo mais suscetível a desenvolver a doença. Dentre os mais relevantes, estão:

5 sintomas que podem ocorrer  no câncer de tireoide

Curiosamente o câncer de tireoide pode ser assintomático em muitos casos. Em outros pode apresentar sinais que podem sem confundidos e passar despercebido. E finalmente e em menor escala, pode expressar sintomas ou sinais. Por isso, todo cuidado e monitoramento é importante. 

Veja os principais sinais e sintomas da doença.

1. Nódulo

O nódulo é o mais comum e principal sinal; e pode ser o primeiro a aparecer. Geralmente é aparente ou palpável podendo ser detectado em uma consulta médica com um endocrinologista. Surge na região do pescoço. Entretanto, nem todo nódulo na tireoide é um câncer.

2. Inchaço no pescoço 

Outro sintoma visível é o inchaço no pescoço, causado também pela evolução dos nódulos com inflamação da glândula. Outro fator que deve ser observado de perto para procurar avaliação do quadro. 

3. Ronquidão e alterações na voz 

Algumas influências podem causar a ronquidão e alterações na voz, como o clima e inflamações da garganta. Entretanto, quando esse sintoma é consistente e permanente pode ter motivação mais séria, já que se enquadra em um dos sinais do câncer de tireoide. 

4. Tosse persistente 

A tosse persistente é um sintoma que pode ser facilmente confundido com outras doenças respiratórias. Se notar que a tosse não apresenta melhora, é aconselhável investigar melhor a situação. 

5. Dor ou dificuldade para engolir 

Durante o desenvolvimento do nódulo o indivíduo pode ter dificuldade para engolir e sentir dores ao fazer a ingestão. Esse sintoma incomoda bastante e pode fazer a pessoa evitar comer. 

É importante lembrar que o câncer na tireoide é uma doença grave que se desenvolve silenciosamente. Geralmente, quando os sintomas se manifestam com maior intensidade o quadro já está avançado.

Por esse motivo, fazer consultas regulares com um endocrinologista especializado é a melhor maneira para investigar a situação e ter um diagnóstico precoce. Essa conduta aumentando significativamente as possibilidades de sucesso no tratamento de qualquer doença que afete a tireoide. 

Cuidar da saúde consiste em medidas preventivas, mudança de hábitos ruins e acompanhamento médico. Portanto, ficar atento aos sinais do corpo e agir prontamente é fundamental para evitar as complicações do câncer de tireoide também. 

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como endocrinologista em Manaus!