A desnutrição é um estado patológico comum na história da humanidade, ocasionado pela insuficiência e pelo desequilíbrio nutricional e calórico. Assim pode variar desde um quadro leve até um muito grave desencadeando complicações definitivas para a saúde.

Diversos fatores podem levar a esse estado de adoecimento gradual, razão por que exige atenção especial e um acompanhamento sistemático, a fim de promover nutrição adequada e a qualidade de vida e bem-estar.

Então, saber identificar o mais rápido possível os sintomas e causas da desnutrição é essencial para iniciar o tratamento adequado e ter resultados positivos para a saúde. Pensando nisso, confira neste post o conceito e mais informações importantíssimas sobre o tema!

O que é desnutrição?

Como já vimos desnutrição é um quadro patológico de desequilíbrio nutricional. Nesse caso o organismo não recebe regularmente os nutrientes para que possa realizar todo o seu trabalho metabólico, afim de manter o funcionamento adequado. Em consequência disso os sistemas do corpo trabalham de maneira incompleta.

Esse processo ocorre ou pela ausência da ingestão ou pela absorção inadequada de nutrientes indispensáveis para manter essas funções do corpo. É, portanto, resultado de uma dieta desbalanceada, ou seja, falta de alimentos que ofereçam um valor nutritivo satisfatório.

Com o tempo, o resultado é uma condição de desnutrição crônica afetando o organismo de forma significativa em todo o metabolismo e suas atividades. Algumas consequência podem ser a redução e piora da resposta imunológica levando o individuo a perder massa magra e ficar mais vulnerável a desenvolver doenças.

É um problema sério que pode afetar tanto crianças quanto adultos. Geralmente a desnutrição está relacionada com diversas doenças ou com fatores ambientais e sociais.

Quais as causas da desnutrição crônica? 

As causas consistem basicamente na alimentação em quantidade ou qualidade insuficientes. Mas ocorre também por problemas na digestão ou absorção dos nutrientes no sistema digestivo. E até mesmo por intolerância ou hipersensibilidade alimentar.

Desta maneira, as principais causas da desnutrição são as seguintes:

Quais os sintomas? 

É fundamental saber que os sintomas afetam as pessoas de diferentes formas e graus, tanto adultos, quanto crianças. Nos primeiros momentos, são discretos e vão aumentando gradativamente até incomodarem em vários graus a energia do corpo. Por isso, conhecer esses sinais e sintomas e acompanhar de perto é realmente importante para não chegar ao ponto de interferir no seu dia-a-dia. 

Os principais sintomas da desnutrição em adultos e crianças são:

O acompanhamento médico é fundamental!

A melhor maneira para cuidar da saúde do jeito certo é com o acompanhamento médico e nutricional, e isso não é somente para os casos de desnutrição grave. Até porque a maioria dos casos de desnutrição são leves a moderados e a pessoa pode nem perceber.

Então, é importante o apoio e direcionamento profissional para você ter o diagnóstico preciso e um tratamento individualizado. E também para adotar hábitos alimentares saudáveis, proporcionando resultados incríveis no seu nível de energia. 

Por esta razão, ao perceber qualquer sintoma, é importante passar por uma consulta com um especialista. Assim você terá uma orientação adequada e a garantia de que sua saúde será preservada ou restaurada, se for o caso.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como endocrinologista em Manaus