O envelhecimento é um processo natural da vida. Cabelos brancos e rugas, inevitavelmente, irão aparecer com o passar do tempo. Nada de ter vergonha, afinal, são as marcas de experiências, de bons momentos e de sabedoria.

Devemos aceitar o envelhecimento, mas isso não significa que não podemos fazer algo para diminuir a velocidade do processo.

Nesse sentido, há uma série de hábitos e práticas que podem desacelerar e muito o envelhecimento beneficiando os órgãos, a pele, as funções cerebrais e muito mais.

Hábitos que ajudam a retardar o envelhecimento

Confira alguns desses hábitos logo a seguir!

1. Evitar alimentos tóxicos

Alguns alimentos são verdadeiros vilões para a saúde e, por isso, ajudam a acelerar o envelhecimento. Nesse sentido, vale a pena evitar alimentos ultraprocessados industrialmente. Alguns exemplos são os congelados, refrigerantes, embutidos, refinados, com muito sódio, excesso de açúcar e gordura trans.

Além de não terem os nutrientes adequados para o corpo, eles ainda são fontes de radicais livres e toxinas que prejudicam o bom funcionamento do organismo.

Se possível, escolha os alimentos naturais e orgânicos, para reduzir o excesso da ingestão de agrotóxicos, que também afetam a função normal do metabolismo.

2. Coma frutas e verduras

São boas fontes de fibras, vitaminas e minerais. Além de retirar de sua dieta os alimentos tóxicos, você precisa consumir aqueles que são mais nutritivos para o corpo.  Frutas e verduras são ricas em nutrientes e nutracêuticos que ajudam a retardar o envelhecimento. Além disso, ainda são muito importantes no combate aos efeitos prejudiciais dos radicais livres.

Lembrete importante! Coma o máximo possível de alimentos crus na sua alimentação diária. Assim você extrai o melhor que esses alimentos oferecem para a nossa juventude.

3. Praticar exercícios

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, todas as pessoas deveriam fazer, no mínimo, 150 minutos de atividade física moderada no decorrer da semana. Exercícios físicos garantem mais saúde ao corpo, ajudam a reduzir peso, evitam doenças que aceleram o envelhecimento e, claro, faz muito bem para a autoestima.

O melhor de tudo é que o exercício mantém a saúde muscular, parte fundamental para reduzir a velocidade do envelhecimento do corpo.

4. Tenha boas noites de sono

Durante o sono, o organismo tem a oportunidade de recarregar as energias do corpo, promovendo a recuperação dos esforços que foram feitos durante o dia. É nesse período que ocorre a limpeza das toxinas, recuperação das células agredidas e nutrição de todo o sistema do organismo. Se a pessoa dorme mal, é praticamente impossível que a reposição de forças seja feita e, como consequência, o organismo começa a funcionar de forma desregulada, se desgastando aceleradamente.

Além disso, dormir bem ajuda a manter a saúde do cérebro, criando novas conexões para manter as funções cognitivas em perfeito estado. Sem boas noites de sono, o envelhecimento mental surge como outra consequência.

5. Tomar sol

Nada mais simples que tomar sol  para manter os níveis de vitamina D equilibrados no organismo. Mas claro, da forma correta. Ou seja, tome alguns minutos de sol entre 10h e 14h, o tempo depende da cor da sua pele. Seu médico saberá lhe orientar. Lembre-se de que a exposição exagerada aos raios solares, nos períodos errados, pode ter efeito inverso ao acelerar o envelhecimento e o ressecamento da pele.

6. Cuide da parte emocional

Muitos dos sinais que surgem no corpo tem origem ou são agravados em decorrência dos altos níveis de estresse, preocupações e ansiedade. Sendo assim, administrar melhor a parte emocional e afetiva também é muito importante para retardar o envelhecimento.

Se estiver estressado (a) você pode fazer atividades físicas para relaxar. É uma opção. Ouvir uma boa música, ler um bom livro, conversar com os amigos queridos. A tendência de quem negligencia sua saúde mental e emocional é fazer o mesmo com o corpo. Cuidando de ambos, as marcas do envelhecimento poderão ser bem menos intensas.

Outra opção muito eficaz é praticar a meditação. E uma oração sincera também recompõe a serenidade interior e a alegria de viver. Pense nisso!

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como  endocrinologista em Manaus!