Em vários países do mundo, a obesidade tem sido considerada com um grande problema de saúde pública. A cada ano, aumenta o número de pessoas nessa situação, como também crescem os números de mortes associadas à essa condição.

Neste artigo, você vai entender melhor o que é a obesidade e porque os governos, sociedade civil e o setor público e privado precisam se preocupar com ela. Acompanhe!

Entendendo o que é a obesidade

O IMC (Índice de Massa Corporal) é um recurso usado na medicina para avaliar se o peso que a pessoa tem está de acordo com o considerado ideal para sua altura, sexo e idade.

Por exemplo, se o indivíduo tiver um IMC entre 25 e 29,9 é uma clara indicação de que está carregando mais peso do que deveria. Quando esse índice é de 30 ou mais, há o quadro de obesidade. Porém essa condição tem como principal característica o excesso de gordura corporal, que pode colocar a vida em sérios problemas com o passar do tempo. Então só o IMC não consegue afirmar que você tem gordura em excesso. É só uma indicação, uma espécie de alarme!

O problema é que a obesidade pode deixar a pessoa mais vulnerável ao desenvolvimento de uma série de complicações na saúde, incluindo diversos tipos de câncer, artrite e síndrome metabólica.

A síndrome metabólica, consequentemente, é uma “porta aberta” para outras importantes questões, tais como, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e pressão arterial alta. Esse, é apenas um exemplo sobre o que leva os médicos a terem uma grande preocupação com a obesidade. Ou seja, além do fator excesso de peso, a condição pode criar um efeito dominó, onde uma coisa leva a outra.

Cuidar de si para não ter peso extra e obesidade pode ser difícil para algumas pessoas. Porém, como vimos, é algo extremamente necessário. A rota mais eficiente para manter seu peso ideal é uma rotina de exercícios físicos, uma alimentação saudável, manter sob controle seu nível de estresse e a qualidade do sono.

Existem casos em que a pessoa pode precisar de uma cirurgia, mas isso é decidido de acordo com suas necessidades, após uma avaliação médica sobre a condição.

Fatos importantes sobre essa doença

A seguir, você poderá conferir alguns fatos sobre a obesidade que poderão ajudar na sua compreensão sobre essa condição. Acompanhe!

Há várias causas por trás da obesidade. O peso extra que coloca em risco a vida da pessoa pode ter relação com maus hábitos alimentares, fatores genéticos e disfunções endócrinas, por exemplo. Por isso, na hora de emagrecer para ter uma melhor qualidade de vida, procure sempre um médico especialista. Perca peso, não a Saúde!

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como  endocrinologista em Manaus!