A reposição hormonal é necessária tanto para mulheres quanto para os homens que têm disfunção na produção de hormônios essenciais para o metabolismo. É um tratamento muito discutido e indispensável para algumas pessoas. 

No entanto, assim como em qualquer tratamento a introdução de hormônios proporciona benefícios e também possíveis efeitos colaterais. Por esse motivo, a ajuda médica é essencial. 

Quem está passando por problemas que afetam a produção de hormônios sempre tem dúvidas sobre a reposição hormonal. Para ajudar, confira neste post os prós e contras desse tratamento e saiba como ele pode influenciar na sua qualidade de vida! 

O que pode exigir a terapia de reposição hormonal? 

Algumas doenças interferem na produção natural de hormônios, causando sintomas que afetam as funções metabólicas vitais. Exemplo disso, são as doenças que atingem a tireoide, a glândula adrenal, menopausa e o desequilíbrio na produção de testosterona. 

Nesse caso, um dos tratamentos recomendados pelo endocrinologista é a reposição hormonal, para suprir as necessidades do corpo e evitar que o paciente tenha ainda mais complicações. 

Quais os prós?

A reposição hormonal é uma terapia que proporciona benefícios para o metabolismo, desde que seja orientada por um médico. Veja os fatores que são positivos!

Alívio dos desconfortos

A primeira mudança que o paciente que adota a reposição hormonal vai perceber, é o alívio dos sintomas e desconfortos causados pela baixa produção natural de determinados hormônios. 

Os seguintes desconfortos podem ser melhorados: 

Flexibilidade de doses e tipos 

O tratamento de reposição hormonal oferece uma grande variedade de opções e doses. Esse fator é importante para proporcionar um tratamento personalizado e de acordo com o quadro do paciente. 

Melhoria na aparência

A aparência também é beneficiada com a reposição hormonal e com pouco tempo a pele e o cabelo são revitalizados. A ausência dos hormônios provoca o ressecamento da pele e queda de cabelos, fatores solucionados com o tratamento.

Quais os contras? 

O tratamento hormonal, como qualquer tratamento, tem os pontos negativos e devem ser analisados para garantir que não serão um problema significativo. Os contras da reposição hormonal consistem nos seguintes fatores.

Possível aumento de peso

Em algumas ocasiões o tratamento por reposição hormonal pode engordar, devido o aumento da retenção de líquidos e em alguns casos, também influencia do apetite. Entretanto, esses problemas podem ser amenizados com uma dieta saudável e prática de exercícios regularmente.

Riscos à saúde 

Dependendo da situação e condições do organismo, o tratamento por reposição hormonal pode causar efeitos colaterais e adversos no organismo. Os mais comuns são o aumento da pressão arterial, retenção de líquidos e riscos de ocorrer doenças cardiovasculares. 

Apesar de ter contras, a reposição hormonal é um tratamento eficiente e que pode reestabelecer a qualidade de vida do paciente. Entretanto, a orientação de um médico cardiologista é indispensável, pois avalia as particularidades do paciente e determina a reposição adequada, reduzindo os riscos de ter efeitos colaterais. 

Portanto, se você deseja ter sucesso no tratamento e reposição hormonal, contar com ajuda médica é muito importante. Dessa forma, é possível ter uma análise completa e apoio para ficar livre de qualquer sintoma que ofereça riscos a saúde. 

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como endocrinologista em Manaus!