Já ouviu falar na doença celíaca? É um problema muito comum que atinge pessoas de todas as idades. Por ser algo relacionado a intolerância alimentar, pode provocar certas limitações e compromete a qualidade de vida do indivíduo. 

O primeiro questionamento é se a doença celíaca tem cura, e se há possibilidade de conviver com o problema sem sentir incômodos ou ter uma dieta muito restrita. Contudo, ter informações de confiança é a melhor forma para buscar a orientação adequada e preservar o bem-estar do paciente. 

Se você deseja saber mais sobre o assunto, veio ao lugar certo! Veja neste post informações importantes sobre a doença celíaca, seu conceito, sintomas e saiba se esse problema tem cura!

O que é a doença celíaca? 

A doença celíaca e um problema que consiste na intolerância ao glúten, onde ocorre uma reação no sistema imunológico. O glúten é uma proteína presente em diversos alimentos e ingredientes, como trigo, aveia, centeio e derivados como a pizza, massas, bolos, pães, biscoitos e muitos outros. 

É uma proteína presente nos alimentos mais procurados pelos consumidores, por isso, a dieta de pacientes com doença celíaca é rigorosa. Entretanto, de acordo com a Lei nº 10.674, de 16/05/2003, os alimentos industrializados devem demonstrar no rótulo a presença ou não do glúten, auxiliando quem apresenta sintomas da doença. 

Quais os principais sintomas? 

Quem tem a doença celíaca passa por incômodos quando ingere algum alimento que contenha o glúten. Nesse sentido, os sintomas podem aparecer de forma conjunta ou individual, portanto, a melhor forma de ter o diagnóstico é pela consulta com um endocrinologista. 

Os sintomas mais aparentes da doença celíaca, são compreendidos em:

Como o diagnóstico é realizado? 

Ao perceber que os sintomas estão se manifestando sempre que há ingestão de alimentos com glúten, é aconselhável agendar uma consulta com o médico, para avaliação do quadro e solicitação de exames clínicos para uma investigação mais profunda. 

Geralmente, são pedidos os seguintes exames:

Após a análise dos resultados, o médico apresenta o diagnóstico junto com o melhor procedimento para o tratamento, com o objetivo de recuperar a qualidade de vida do paciente no melhor tempo possível. 

Afinal, doença celíaca tem cura? 

É importante ressaltar que a doença celíaca é autoimune, portanto, não tem cura. O indivíduo deve conviver com o problema durante a toda a vida. Apesar de a ciência ter evoluído e muitos tratamentos experimentais vão surgindo, ainda não há nenhuma solução definitiva. 

A única forma para evitar os sintomas e não comprometer a qualidade de vida é por meio educação alimentar, eliminando todos os alimentos que contenham o glúten. Mesmo com as limitações, é possível ter uma vida normal e aproveitar pratos saborosos e que não fazem mal ao organismo. 

A doença celíaca realmente exige uma mudança de estilo de vida e principalmente, em relação à alimentação. Contudo, o acompanhamento médico especializado e os hábitos saudáveis vão proporcionar uma vida normal e livre de complicações com a doença. 

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como endocrinologista em Manaus!