Uma das doenças metabólicas mais comuns, os tipos de diabetes afetam pessoas de todas as idades. É uma doença crônica que desenvolvida pela dificuldade do organismo em controlar a quantidade de glicose no sangue. 

O principal motivo desse desequilíbrio são problemas relacionados com a absorção e produção de insulina, que é responsável por regular a glicose. A doença se desenvolve de forma silenciosa e por isso, exige atenção especial. 

Cuidar da saúde é essencial, principalmente quando se trata de uma doença séria e que tem a capacidade de comprometer significativamente a qualidade de vida. Por isso, confirma neste post quais são os tipos de diabetes e saiba mais sobre esse importante assunto!

O que é a diabetes? 

A diabetes é uma doença crônica que ainda não tem cura. Acontece quando o organismo não produz ou tem dificuldades para empregar a insulina, hormônio responsável por controlar a qualidade de glicose no sangue. 

Com os relatos e sintomas que o paciente está sentindo, o médico solicita alguns exames para ter o diagnóstico preciso em indicar o tratamento adequado. Os exames mais comuns são:

Quais as causas?

A diabetes pode ser causada por diversos fatores, desde o estilo de vida e hábitos alimentares do indivíduo a pré-disposição genética. São fatores que devem ser motivo de atenção, pois aumentam o risco de desenvolver a doença. 

Veja as principais causas:

Quais são os tipos de diabetes? 

A doença pode ser classificada em diabetes tipo 1, tipo 2 e pré-diabetes. A diabetes do tipo 1 acontece de forma precoce, ou seja, o individuo apresenta sintomas desde a infância, com pouca ou nenhuma produção de insulina. 

A diabetes tipo 2 é a mais comum e acontece quando o pâncreas produz insulina de maneira insuficiente para controlar a glicemia. Também é comum a pré-diabetes, que consiste em uma condição de risco onde os níveis de glicose estão altos, mas ainda não se tornou a doença em si. 

A diabetes também pode se manifestar durante a gestação, onde é necessário a produção extra de insulina e o pâncreas da mulher não consegue atender a demanda.

Quais os sintomas da doença? 

Em todos os tipos de diabetes a manifestação dos sintomas é semelhante e acontece de forma silenciosa. Isso exige que a pessoa fique atenta para procurar ajuda médica assim que perceber alterações.

Veja os sintomas típicos diabetes:

Como é o tratamento? 

Embora não tenha cura, a diabetes é tratável e pode reservar a qualidade de vida da pessoa, no entanto, requer uma mudança de hábitos e rotina. Inicialmente, o tratamento consiste em adotar uma alimentação saudável e orientada por médico e prática de atividades físicas regulares. 

Além disso, existem medicamentos orais e aplicação da insulina e é necessário fazer exames periodicamente para verificar os níveis e se existe alguma complicação. A disciplina é indispensável para o sucesso do tratamento. 

Como você percebeu neste artigo, os tipos de diabetes podem ser tratados e garantir uma vida normal para o paciente. Para tanto, é indispensável manter consultas regulares e adotar uma vida mais saudável para garantir que nenhum problema comprometa o seu bem-estar.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como endocrinologista em Manaus!