O ferro é um nutriente indispensável para o organismo e atua na produção de células vermelhas do sangue e no transporte de oxigênio no corpo. É essencial para o crescimento saudável e manutenção da saúde humana. 

A sua importância é notável em diversas funções do organismo, influenciando diretamente na resistência e imunidade. Fornecer o nutriente em quantidade e qualidade para o organismo é fundamental para se manter saudável.

Conhecer os nutrientes mais importantes para o organismo é a melhor alternativa para cuidar bem da alimentação e consequentemente, da saúde. Pensando nisso, confirma neste post a importância do ferro para o bom funcionamento do organismo!

Qual a função do ferro no organismo?

O ferro está diretamente ligado na produção de hemácias no corpo, conhecidas como glóbulos vermelhos. Uma das funções dessas hemácias é o transporte de oxigênio para os tecidos do corpo. 

Também está associado com a síntese do DNA, energia do metabolismo, funcionamento celular e defesa do organismo. A falta desse mineral provoca problemas de saúde sérios.

Por que o ferro é importante para o organismo? 

O ferro é um nutriente importante para o organismo, seja adulto ou criança. Funções vitais do metabolismo dependem do fornecimento de ferro para acontecer e como o nosso corpo não é capaz de produzi-lo, é crucial ter uma alimentação rica do nutriente. 

A deficiência de ferro é um dos principais motivos de anemia e diversas complicações da saúde. Para as crianças é ainda mais significativo, pois contribui para o crescimento físico e cognitivo, além de ajudar nas funções imunológicas.

Quais os sintomas da carência de ferro?

A falta de ferro no organismo provoca a anemia mais comum do mundo, a anemia ferropriva que tem baixa quantidade de glóbulos vermelhos. A falta de nutrição alimentar adequada está entre as principais causas. 

Quando o organismo está com baixa quantidade de ferro, pode manifestar os seguintes sintomas:

A quantidade de ferro no organismo deve ser suficiente para suprir as necessidades, ou seja, é importante ter um consumo mínimo diário. O excesso do nutriente no organismo também causa complicações, por isso é importante ter uma dieta prescrita por um médico especialista

Quais os alimentos ricos em ferro? 

Incluir alimentos ricos em ferro nas refeições e utilizar a suplementação determinada pelo médico é a melhor maneira para combater a anemia e suprir a necessidade do organismo. Os alimentos que contêm um teor de ferro considerável são: 

Ao consumir os alimentos ricos em ferro o ideal é consumir também alimentos com alto teor de vitamina C, pois ajudam a aumentar a absorção, facilitando a digestão. Para isso, as frutas são ótimas opções. 

Como você percebeu, o ferro é importantíssimo e fundamental para o equilibro do organismo. Portanto, procurar ajuda médica para os ter uma alimentação balanceada e com um consumo diário de ferro satisfatório, é indispensável para aumentar a imunidade e prevenir doenças. 

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como endocrinologista em Manaus!