Com os avanços da medicina, surgiram novas especialidades médicas dedicadas a partes específicas do corpo. Em razão dessa grande variedade, nem sempre é fácil saber qual o profissional mais indicado para cada situação. Por exemplo, você sabe quando procurar um endocrinologista?

Não se preocupe, pois, essa é uma dúvida muito comum. Por isso, preparamos este post para explicar mais sobre a atuação desse médico. Ficou interessado? Continue a leitura.

O que faz um endocrinologista?

Trata-se do profissional de saúde especializado no diagnóstico e tratamento de tudo o que envolve o nosso sistema endócrino. Para isso, ele precisa se formar em Medicina, realizar residência de dois anos na área de endocrinologia e ser aprovado em concurso da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).

Ainda, por se tratar de um sistema complexo e com muitas ramificações, podemos afirmar que o endocrinologista possui um campo vasto de atuação.

Entre as principais áreas que ele pode atuar, estão:

Mais atuações do endocrinologista

Quando preciso procurar esse profissional?

Como você pode perceber, o endocrinologista está habilitado a tratar diferentes áreas do nosso corpo. Isso porque os hormônios estão presentes em todo o nosso organismo, e qualquer mudança hormonal faz parte da rotina desse profissional.

Por isso, a melhor forma de investigar possíveis distúrbios e descobrir a necessidade de um acompanhamento mais próximo desse especialista é realizando um check-up anual a partir dos 40 anos. 

Ademais, as mulheres precisam ser acompanhas por esse médico durante diversas fases da vida. Isso porque ele também atua na resolução de problemas para engravidar, nas alterações menstruais e no antes, durante e após a menopausa.

Enfim, o endocrinologista é uma das principais especialidades médicas em razão de todo o conhecimento que possui sobre as mais variadas funções do organismo.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como endocrinologista em Manaus!